Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Petrobrás, Dilma e PT: porque sangrar-los???

Muito se vê hoje em noticiários nacionais sobre a operação Lava Jato, a CPI da Petrobrás e sobre a corrupção dentro do PT. Mas pouco se pergunta o porquê de só termos notícias sobre a corrupção dentro do PT (fazendo nos crer que os outros partidos são incorruptíveis) e na Petrobrás (fazendo parecer que outras empresas da área de petróleo e gás não sejam sugadas por empreiteiros e seus lobistas ao redor do mundo). Não precisa ter doutorado ou ser um PHD em ciências políticas, ou ser partidário do PT, para ver que existe uma tendência midiática em favorecer certos interesses políticos.
Não quero botar em voga aqui a atuação do Juiz Moro mesmo porque eu não sou jurista mas é entendimento de todos os meus amigos e especialistas da área de direito que a atuação do juiz Sérgio Moro e da Polícia Federal extrapolam a constituição nacional, passando por cima do direito de defesa dos acusados e, com muita precipitação, fazendo uso do poder até mesmo de forma abusiva encarcerando os acusados como "medida preventiva", ferindo assim a constituição que diz que "todos são inocentes até que se prove o contrário". Sem provas, sem prisões! Além disso ainda existe a reclamação dos advogados de defesa dos donos das empreiteiras envolvidas no escândalo de desvio de verbas, através de super faturamentos de contratos com a Petrobrás, pois estes advogados não estão tendo acesso aos autos judiciais produzidos contra seus clientes, o que fere mais um código jurídico que é o direito de acesso aos autos do processo pelos advogados dos "réus" que garantiria o amplo direito de defesa. O pior disso é que a imprensa é quem está tendo acesso às informações que deveriam ser sigilosas ou, pelo menos, que deveriam estar nas mãos dos advogados de defesa dos acusados - advogados estes que acabam tendo acesso à informação através dos veículos de comunicação como qualquer outro cidadão. Não deveria funcionar assim. Com isso já se fala até no abandono do caso (juridicamente embasado) pelos advogados de defesa das empresas e, num futuro não muito distante, na anulação da operação Lava Jato quando houver as vistas do STF - no caso pela má conduta do juiz Sérgio Moro e da Polícia Federal neste processo (e tudo com o aval do Ministério da Justiça).
Corremos o risco de que ao continuar o não segmento do juiz Sérgio Moro das normas jurídicas estabelecidas na constituição vermos a operação Lava Jato acabar em pizza assim como na Operação Satigraha e outras que antecederam a Lava Jato. Daí eu fico pensando: até onde vai o desconhecimento jurídico do juiz Sérgio Moro e até onde vai a imparcialidade midiática brasileira? Será ele, o juiz, mais um lobo vestido em pele de cordeiro pela estratificante mídia brasileira? Pelo visto vamos ter mais um final infeliz em mais um caso muito mal conduzido por um juiz, e pela mídia sensacionalista global, assim como na operação Satiagraha. Os empresários corruptos devem agradecer muito a falta de competência de alguns representantes da justiça nacional e da mídia.
Muito se fala também nas mídias sobre as "pedaladas fiscais" como se isso fosse dar direito à "oposição" pedir o "impeachment" da presidenta Dilma Roussef. Eu me recordo que na época em que o PSDB do Fernando Henrique Cardoso estava no poder as pedaladas eram chamadas de "overshootings" e nunca foram um problema para o partido dele, o PSDB, em aceitar certas redistribuições dentro do sistema financeiro de nosso Estado. Então porque só agora o mesmo PSDB vê o overshooting (pedalada) como motivo de impeachment para a presidenta Dilma? Será que se ela fosse do PSDB eles também agiriam da mesma forma? Penso que não.
O próprio Fernando Henrique Cardoso já foi alvo de processos que foram arquivados, assim como todos os outros presidentes brasileiros da era democrática. Acusar é um direito mas provar é um dever de quem acusa. O PSDB também está no poder nas esferas estaduais e municipais e pouco falam das dívidas que os estados e municípios têm com a União. A dívida interna do Brasil é absurdamente grande assim como o desvio de verbas públicas federais através dos governos estaduais e municipais. Existem questões relevantes para a economia brasileira a serem discutidas que, se bem discutidas, dariam luz aos leigos eleitores e que justificaria também as ações econômicas feitas pelo governo federal no que diz respeito às "pedaladas" fiscais pois as pessoas verão que está é uma prática mais comum no mundo do que a elite burra e a classe média brasileira, burra e consumista, pensam. Focar muito neste assunto é esconder o preconceito que muitos têm, que a sociedade brasileira tem, sobre serem governados por uma mulher - isso sem falar nas melhorias sociais estabelecidas pelo governo do PT que incomodam muita gente dentro do congresso, das universidades e dentro dos escritórios de grandes empresas. Falei!!! O Brasil como todos sabem (ou como todos deveriam saber) faz parte dos "BRICS", bloco de países "emergentes" liderados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Este bloco acaba de formar um Fundo Monetário independente do FMI (Fundo Monetário Internacional). Este fundo dos BRICS terá a função de acumular reservas para ajudar no desenvolvimento destes países (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) e de outros países mais pobres no mundo e que sofrem com as suas dívidas externas junto ao FMI e com suas "próprias" dívidas, internas, e tentará assim equalizar a balança financeira internacional tirando o monopólio do FMI no comércio internacional que até então só atende os interesses do empresariado dos países anglo-saxões (União Europeia, Inglaterra e América do Norte).
Isto, é claro, incomoda em muito o FMI e os interesses empresariais das multinacionais destes países pois boa parte do pagamento das dívidas dos países mais pobres que devem ao FMI é feita com a exploração de bens e serviços de multinacionais anglo-saxônicas dentro destes países. E é neste cenário que a Petrobrás, a maior empresa estatal brasileira e terceira maior petrolífera do mundo, aparece como a menina dos olhos de investidores internacionais, e nacionais, ainda mais com a descoberta do pré-sal. Fazer cair as ações de mercado da Petrobrás e vender-la a preço de banana é o sonho de consumo dos maiores especuladores do mundo que se utilizam de seus braços dentro da política brasileira representados por uma bancada que quer dar o golpe no Brasil tentando tirar a presidenta brasileira do poder e tentando também privatizar a Petrobrás em sua totalidade.
Este mesmo braço que aqui no Brasil representa a especulação internacional formou uma "comissão oficial" brasileira que não oficialmente saiu do Brasil em diligência à Venezuela para semear a discórdia no país vizinho - que tem a maior reserva do melhor petróleo das Américas - tentando atender os pedidos de um rico empresário venezuelano que está preso por tentar dar o golpe naquele país onde incitou centenas de pessoas a irem para as ruas com o resultado final de dezenas de mortos e centenas de feridos. No final de toda esta atabalhoada tentativa de montagem de uma rede para dar o golpe nestes dois países, Brasil e Venezuela (quiçá em toda a América do Sul), foram forçados a voltar para o aeroporto pois foram hostilizados pelo povo venezuelano, justamente - nem o prefeito da cidade onde fica o presídio foi informado desta missão "oficial" encabeçada pelo senador Aécio Neves. Depois estes mesmos parlamentares brasileiros vieram através da mídia golpista brasileira e internacional exigir que o governo brasileiro fizesse voto contra a permanência da Venezuela no Mercosul pois eles, falaciosamente, tentaram ludibriar a opinião pública brasileira e internacional dizendo que foram hostilizados pelo governo de Nicolás Maduro quando este mesmo governo garantiu um grupo de escolta, com policiais batedores, que se não estivessem acompanhando a comitiva brasileira poderíamos ter visto muito mais do que uma pequena hostilidade por parte do povo venezuelano contra os senadores trapalhões e irresponsáveis do Brasil. Caracas!!! Isto sim caberia improbidade administrativa para todos eles!!! A Petrobrás durante a ditadura militar brasileira capitalizou o grupo Ultragáz durante anos. Este grupo foi um dos principais financiadores de torturas e muitas delas teve a participação direta de seu diretor dinamarquês, o Sr. Boilesen, além de ter seus negócios sustentados pela Petrobrás haja visto que o rendimento do grupo na época era negativo - operavam sempre no vermelho, no prejuízo. Vejam o documentário que explana este assunto na íntegra: . Assim podemos ver que durante muitos anos a Petrobrás foi roubada por empresas nacionais e internacionais e não foi no governo do PT que isto começou, mas, temos a certeza de que dada as condições agora teremos a oportunidade de acabar com estes esquemas de super faturamento de obras da Petrobrás por empresários e políticos corruptos se conseguirmos de fato abordar as questões em sua essência e não relacionando a corrupção dentro da política nacional ao partido A ou B.
A própria estrutura política nacional leva com que estas práticas sejam feitas e precisamos antes de tudo fazer as reformas políticas necessárias para que cessem os financiamentos de empresas privadas aos partidos políticos pois é esta prática que estimula o que eu chamo, neste caso, de política do "Toma Lá, Dá Cá" entre partidos políticos e grandes empresas empreiteiras que estão sendo indiciadas pela operação Lava Jato. Será uma grande hipocrisia fazermos todo um movimento com CPIs e operações da Polícia Federal e continuarmos estimulando o financiamento das campanhas políticas pelo mega empresariado privado. Tapar o sol com a peneira não é o que queremos agora. Existe um processo em andamento no STF que vê como anticonstitucional as práticas de financiamento de partidos políticos por empresas particulares e está nas mãos do Exmo. Ministro Sr. Gilmar Mendes o parecer final deste requerimento. Ainda está nas mãos do exmo. ministro sr. Gilmar Mendes o futuro da política do Brasil!!!

Um comentário:

  1. Este é o link do video no YouTube sobre as ações do grupo "Ultra" subsidiado pela Petrobrás na época da ditadura militar no Brasil:

    www.youtube.com/watch?v=37ixg7DencM

    ResponderExcluir